Pré-requisito: Formação Econômica do Brasil I
Ementa:
A Revolução de 1930. A Era Vargas. A industrialização durante a 2ª Guerra Mundial. Economia Brasileira no pós-guerra: industrialização na fase monopolista do capitalismo, as origens da burguesia industrial, a matriz social e as origens do capital industrial brasileiro. Ação estatal e industrialização. O processo de substituição de importações: condicionantes internos e externos. As políticas de industrialização no imediato pós-II Guerra Mundial: governos Dutra e Vargas. O Plano de Metas de JK e o avanço da internalização da indústria de bens duráveis. Crise política e econômica nos governos Quadros e Goulart. As políticas de ajuste do PAEG. O período do ‘milagre econômico’.
Bibliografia:
Pré-requisito: Teoria Macroeconômica I
Ementa:
Macroeconomia Aberta: Regimes cambiais e Balanço de Pagamentos; Modelo de determinação da renda em economia aberta; o modelo clássico e o modelo IS/LM/BP; Determinação dos equilíbrios interno e externo e impacto das políticas econômicas sob diferentes regimes cambiais e mobilidade de capitais. Modelos de oferta agregada/demanda agregada. Inflação, desemprego e curva de Phillips. O papel das expectativas racionais e adaptativas. Macroeconomia Kaleckiana: a distribuição e os determinantes da renda nacional.
Bibliografia:
Macroeconomia - Gregory Mankiw
Macroeconomia - Rudiger Dornbusch - 2013
Macroeconomía - Ben S. Bernanke, Robert H. Frank - 2007
Macroeconomia. Questões ANPEC - Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt - 2015
Macroeconomia - Mario Henrique Simonsen; Rubens Penha Cysne - 2009
Pré-requisito: Teoria Macroeconômica I
Ementa:
Conceito, origem, características, funções e tipos de Moeda. Criptomoedas. Ativos e Liquidez. O Sistema Monetário Nacional. O Banco Central e o sistema bancário comercial e não comercial. Meios de Pagamentos e Base Monetária. Teorias sobre a demanda monetária: a Teoria Quantitativa da Moeda (TQM), a versão neoquantitativista e Friedman. A ótica keynesiana. Modelos de Tobin e de Baumol. Modelo monetarista: a nova TQM. A velocidade da Moeda e o processo inflacionário. Os Instrumentos de política monetária.
Bibliografia:
Economia monetária/João do Carmo Lopes, José Paschoal Rosseti, Atlas 1998
Economia Monetária e Financeira: Teoria e Política/Fernando J. Cardim de Carvalho/ Elsevier/2015
Juros, moeda e ortodoxia - André Lara Resende
ULRICH, Fernando. Bitcoin: a moeda na era digital. São Paulo: LVM Editora, 2014.
HAYEK, F. A. V. Desemprego e Política Monetária. 2 ed. São Paulo: LVM Editora, 2011.
HAYEK, F. A. V. Desestatização do dinheiro. 2 ed. São Paulo: LVM Editora, 2011.
Pré-requisito: Teoria Macroeconômica I
Ementa:
O comércio internacional sob a ótica mercantilista. As teorias do comércio internacional: Teorias Clássica (vantagens absolutas e vantagens comparativas). Teoria neoclássica (Modelo Heckscher-Ohlin-Samuelson). Teoria Crítica do comércio internacional (CEPAL, Raul Prebish e a Teoria da Dependência). Novos modelos teóricos do comércio internacional (Comércio com economias de escala e competição imperfeita e teorias do lado da Demanda). O crescimento econômico e o comércio internacional. Os instrumentos da política comercial. A economia política da política comercial. Balanço de pagamentos. O mercado cambial. Regimes Cambiais e eficácia com as políticas econômicas. Crises cambiais.
Pré-requisito: Teoria Macroeconômica I
Ementa:
O papel do Estado nas economias capitalistas: as funções do Estado e a produção de bens públicos no pensamento econômico e fundo público. Instrumentos de planejamento do orçamento público: PPA, LDO e LOA. Orçamento Público: evolução conceitual e os princípios do orçamento público e origens, papéis e gestão. Gastos públicos: classificação e determinantes, gasto social e gasto financeiro no Brasil, o Novo Regime Fiscal – NRF e a “reforma” da Previdência Social; renúncias tributárias. Financiamento dos gastos públicos: conceito, princípios, categorias e sistemas de Tributação, classificação da receita, determinantes da carga tributária no Brasil e financiamento dos gastos públicos no Brasil. O déficit e a dívida pública: medidas e conceitos de déficits públicos e dívida pública.
Bibliografia:
Economia do Setor Público: Uma abordagem introdutória - Flávio Riani - 2013
GIACOMONI, J. Orçamento Público. 15 ed. ampliada, revista e atualizada. São Paulo: Atlas, 2010.
GIAMBIAGI, F.; ALÉM, A. Finanças Públicas. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
Pré-requisito: Teoria Microeconômica e Economia Marxista II
Ementa:
Crítica à abordagem neoclássica tradicional de concorrência. Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho. Estratégias de expansão das empresas industriais. Inovação, Sistemas Nacionais de Inovação, Inovação em Schumpeter e na ótica Neo-Schumpeteriana. Complexos Industriais. Internacionalização Tecnológica e Cadeias Globais de Valor. Política Industrial e Tecnológica no Brasil.
Bibliografia:
Economia Industrial - Anita kon
Gestão da Inovação A Economia da Tecnologia no Brasil - Paulo Bastos Tigre
GALBRAITH, J. K. O Novo Estado Industrial. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
SWEEZE, O. Teoria do Desenvolvimento Capitalista. São Paulo: Abril Cultural, 1983